Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #22: Uma string “diferentona” para converter em data

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá comunidade Alteryx!

 

A solução da semana passada já está disponível para vocês conferirem.

 

O exercício de hoje parece simples, mas quero desafiar os usuários mais avançados a usar apenas UMA ferramenta para resolver esse desafio. Uma ferramenta!

 

giphy

 

A conversão de dados de string (cadeia de caracteres) para o formato data pode ser considerada uma tarefa simples, mas às vezes nos deparamos com sistemas que extraem os dados de uma maneira que eles são melhores entendidos por máquinas do que por nós, humanos.

 

No desafio dessa semana você deve converter os dados que estão em string para uma data facilmente entendida usando as seguintes regras:

 

  1. A entrada contém datas formatadas como ano, mês, dia em que o primeiro caractere mostra se o ano começa com 19 ou 20.
  2. Se o primeiro caractere é 0 o ano começa com 19 e se é 1 o ano começa com 20.
  3. O restante da data após o 0 ou 1 são os dígitos restantes do ano seguidos do mês e dia, ambos também com dois dígitos. Por exemplo, o valor 1040202 deve se tornar 02-02-2004.

E aí, vamos lá?

 

Boa sorte! 

Sylvia
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Oi Genteeeeeee...

 

To Sumido né?! Trabalhando muito...

 

Segue minha solução rapidinho...

 

@SylviaP tá aí a minha resposta...

 

😉

Carlos A Teixeira
fabioabr
Meteoro

Fala pessoal, 

 

Acho q é isso... kkk

 

Saqueador
fabioabr_0-1593563451475.png

 

Abraço a todos!!

SylviaP
Moderator
Moderator

A-ha! Esses são meus garotos!

Parabéns por conseguirem resolver usando uma única ferramenta.

@carlosteixeira estava sentindo sua falta mesmo, mas fico feliz que seja por um bom motivo!

@fabioabr tua solução tá perfeita também e estou amando ver você participar toda semana! Eu só ajustaria o formato de saída da coluna para Date, em vez de DateTime, pois da forma como fez as horas aparecem como 00:00:00 já que esse valor não aparece em novo conjunto de dados original.

Obrigada pela participação!

Abraços!

 

Sylvia
cpmonteiro
Bola de fogo

Boa tarde!

 

finalmente baixei a versão 2020.2!

 

segue solução:

 

Saqueador
cpmonteiro_0-1593718489125.png

 

 

cpmonteiro_1-1593718538470.png

 

att,

 

Cristiano

 

 

dougperez
Quasar
Saqueador

dougperez_1-1593722451542.png

Segue minha solução.

Malvim
Bólide

To bastante feliz de ver que a comunidade Alteryx no Brasil tá crescendo!

Vou entregando meu primeiro Desafio Semanal aqui da nossa área pra começar a esquentar a cabeça.

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Maravilha, @cpmonteiro. Já conseguiu avaliar a nova versão? Tem algum feedback? Aproveito para lembrar que estamos com o Quadro de Ideias aberto até o final do mês para receber sugestões e feedback de vocês para as próximas implementações. 😉 

Flávia Brancato
SylviaP
Moderator
Moderator

Oi @Malvim bem vindo aos nossos Desafios Semanais.

Espero vê-lo sempre por aqui!

Abraços,

Sylvia
cpmonteiro
Bola de fogo

Oi @FláviaB ,

 

Muito bacana as novas ferramentas de Aprendizado de máquina, principalmente a de Modelagem assistida, onde é possível construir um mdelo preditivo de forma intuitiva, sem necessáriamente conhecer toda a teoria por trás.

 

Att,

 

Cristiano