Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #148: Uma Maratona em Paris (Parte 2)

AnaMuniz
Moderator
Moderator

Olá, comunidade! Como estão todos por aqui?

 

Aparentemente vocês gostaram bastante de treinar as ferramentas de dados geográficos, não é? 😊 Vamos continuar com o mesmo desafio da semana passada, mas agora adicionando um pouco mais de dificuldade, utilizando ferramentas de Geração de Relatórios! Se você ainda não solucionou o desafio #147, te convido a ir para lá primeiro!

Capture_342_final.png

 

Desafio:

Agora que você já criou um mapa da rota da maratona de Paris no desafio anterior, seu desafio dessa semana consiste em adicionar detalhes ao seu mapa:

- Crie um ponto de partida usando a cor verde.

- Indique a rota usando a cor vermelha.

- Crie uma legenda no canto inferior esquerdo para indicar o ponto de partida e a rota.

Utilizar um cartão de 11 x 6 polegadas.

Adicione a seguinte informação numérica no canto superior direito do seu mapa:

- Distância percorrida na maratona,

- Tempo da rota,

- Velocidade média dos atletas.

 

Dica:

Respeite a formatação dos objetos da legenda. Utilize o workflow que você criou no desafio anterior para iniciar o exercício (os dados fornecidos são os mesmos do desafio #147), ou se quiser, refaça o seu mapa para treinar mais uma vez!

Vamos lá? Bom desafio!

LeandroYgorLoli
Bola de fogo
Saqueador
LeandroYgorLoli_0-1667340342803.png

 

Não sei usar a ferramenta de sobreposição dos relatório =(

AnaMuniz
Moderator
Moderator

Oi @LeandroYgorLoli , vou tentar te dar algumas dicas pra voce tentar usar a ferramenta sobreposicao. Quando voce adicionar a ferramenta de Sobreposicao, voce tem que ver 3 itens: Mapa, Legenda e Tabela. Primeira coisa que eu faria: revisar as configuracoes da legenda na ferramenta Mapa de Relatorio. Pra fazer a sobreposicao, a legenda precisa ser um campo separado. De uma revisada no final tambem, talvez utilizar a ferramenta Juncao pode ser uma melhor opcao do que Uniao. Quando adicionar a ferramenta Sobreposicao, faz alguns testes com as posicoes ate conseguir o resultado desejado. Espero que isso te ajude! :)

biosartorelli
Asteroide

Nussaaaaaaaaaaaa, esse foi mais complicado do que eu imaginava!

 

Acho sempre legal explorar as funcionalidades das ferramentas de report, já que não tenho muita oportunidade de usar elas no trabalho. 

 

Segue minha solução:

 

Saqueador
148.png

@LeandroYgorLoli, minha sugestão é você usar a ferramenta Overlay, mas para isso você vai precisar selecionar a opção "Campo Separado" na aba de legenda do Report Map. E ai com o Union você junta o da tabelinha com distancia, velocidade média e duração.  

Salve galera, segue minha contribuição.

 

@LeandroYgorLoli , a @biosartorelli fizemos duas soluções bem legais utilizando a sobreposição. Se der da uma olhada no nosso desafio e qualquer dúvida só chamar.

 

Sempre bom combinar report com map, vira uma belezura só ;)

 

Saqueador
fotyo148.png

Ranyaky-Vilela
Bólide

Fala pessoal, segue minha solução.

 

 

Saqueador
RanyakyVilela_0-1667424733743.png

 

Depois de algum bom tempooo pensando em como trazer o campo de legenda para usar na ferramenta Overlay, consegui finalizar o desafio.

Mas a dica que a @biosartorelli da vai economizar bastante tempo viu. rsrs

 

Por padrão eu uso o mapa 'Dark' então eu usei um overlay na cor vermelha para destacar a rota e mantive os pontos de início e fim.

 

RanyakyVilela_2-1667424298371.png

 

Abraços,

 

Ranyaky

 

LeandroYgorLoli
Bola de fogo

Boa obrigado, @biosartorelli e  @nicolascorreiacolombo! Ficou super claro de como fazer.

AnaMuniz
Moderator
Moderator

Bom dia pessoal, pra quem quiser dar uma olhada na solucao proposta pela Alteryx, acabei de postar!