Casos de uso - Português

Validação de CPF com dígito verificador

AlteryxAdvocacy
Alteryx
Alteryx
Created

Nome:Franklin Nascimento
Título:Principal Associate 

 

dm-logo@2x.png

 

Visão geral do caso de uso

Enquanto eu me preparava para tirar o meu certificado do Alteryx eu criei uma macro para praticar e assim poder ajudar outros usuários do Alteryx. Essa macro de validação de CPF usa o algoritmo fornecido pelo governo federal, e está disponível na Alteryx Gallery para download, assim qualquer usuário pode incorporar a macro que eu criei ao fluxo de trabalho deles.

 

Descreva o desafio ou problema que você precisava resolver

O CPF ou Cadastro de Pessoa Física é um documento brasileiro emitido pelo governo federal. Seu número é composto por 11 dígitos, sendo os dois últimos os dígitos verificadores, que atestam se o número do CPF é válido. É uma ferramenta que normalmente é criada por desenvolvedores pode demorar até um dia para ser feita com Python.

 

Descreva sua solução

Disponibilizo está ferramenta para auxiliar outras pessoas e empresas que lidam com CPF, em qualquer área como de telemarketing, e-commerce, hotelaria, etc. Com Alteryx é muito fácil validar os CPFs para saber se ele tem letras, se está completo, e verificar a qualidade do dado.

 

pic1.png

 

Entrada de dados e validação

- Use a ferramenta RegEx para corresponder ao formato CPF padrão ("015.244.490-14") usando a seguinte expressão regular: ([0-9] {2} [\.]? [0-9] {3} [\ . [0-9] {3} [\ /]? [0-9] {4} [-]? [0-9] {2}) | ([0-9] {3} [\. ] [0-9] {3} [\.]? [0-9] {3} [-]? [0-9] {2})

 

Explicação:

[0-9] {2} Faixa de caracteres: 0 a 9, quantidade: 2 caracteres;

[0-9] {3} Faixa de caracteres: 0 a 9, quantidade: 3 caracteres;

[0-9] {4} Faixa de caracteres: 0 a 9, quantidade: 4 caracteres;

[\.] Um ponto, opcional. Foi usado no ponto, já que é só um caractere especial;

[-] Um traço, opcional (se você adicionar outros caracteres, comece com - sempre);

[\ /]? Uma barra, opcional. Também "escapou" com \ para agradar PCRE; (group1) | (group2) Se um dos grupos valida, a expressão é válida.

 

- Use a ferramenta Filtro para dividir o fluxo de registros daqueles que corresponderam à expressão (âncora de saída T) àqueles que não corresponderam (âncora de saída F).

 

Verificação de dígitos

- Para a validação de dígitos, use a ferramenta RegEx para remover todos os pontos e traços usando a expressão regular: [0-9] para converter a string em um valor inteiro;

- Em seguida, divida os números em cada coluna para aplicar o algoritmo na ferramenta de fórmula para validar cada número de CPF;

- Ele contém uma opção de caixa de seleção que permite ignorar a verificação de dígitos. Está marcado por padrão.

 

Descreva os benefícios que você alcançou

Eu uso Alteryx há uns 6 meses. Alteryx é bem intuitivo, é muito lógico e curva de aprendizagem é incrível, sem contar que a parte de estatistica é muito rica. O Alteryx é muito abrangente!

 

Recursos disponíveis

A macro para validação de CPF está disponível na Alteryx Gallery e o fluxo de trabalho está anexado.

Comments
FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Oi, thomazbernardi.

 

Aqui está o Caso de Uso que o Carlos e o Thales estavam se referindo no Grupo Alteryx Users do WhatsApp. Nos avise se foi útil e se podemos ajudar com mais alguma dúvida.