Casos de uso - Português

Sabemi faz prospecção de milhões de clientes em minutos

ThalitaC
Alteryx Alumni (Retired)
Created
3.-Sabemi-2.jpg
 
Visão geral do caso de uso

O grupo Sabemi atua nos segmentos de seguros, previdência, tecnologia da informação e serviços financeiros. O grupo é um dos maiores operadores de assistência financeira a servidores públicos no Brasil. O Matheus Fischer, Analista de Inteligência Comercial, conta neste caso de uso como ele usa Alteryx Designer para prospecção de clientes e como ele automatizou vários processos economizando milhares de horas e trabalho manual.

 
Descreva o problema ou desafio empresarial que você precisou solucionar

Como responsável pela área de inteligência comercial da empresa, o Mateus queria acelerar os processos internos, pois a área de negócios é muito dinâmica. “A gente usava QlikView, mas precisava codificar e depois de dois anos ele ficou ultrapassado. O simulador de prospects, por exemplo, que rodava em QlikView levava 45 horas só para tratar os dados.”

 

Antes do Alteryx, a geração e manutenção da carteira de clientes era feita de maneira manual no Excel. “Nesse processo a gente faz uma prospecção de dados abertos de servidores públicos federais e cria bens de contato. A gente manipula cerca de 2 milhões de prospects por mês. Eu tenho uma série de variáveis que multiplicam por vinte. No Excel era muito manual e trabalhoso, demorava 15 dias por mês e agora com Alteryx leva 20 minutos.”

 

“Eu tinha um parceiro que eu fornecia uma base de dados de telefones de clientes e ele retornava os dados enriquecidos depois de 23 horas. Agora com Alteryx isto está automatizado, roda em 6 horas e extrai os dados direto da API.”

 

Descreva sua solução funcional

“Usando Alteryx, eu demorei uns dois meses para automatizar 100% do nosso sistema para a extração dos dados e manipulação. Hoje, eu tenho modelo preditivo, eu faço escoragem de propensão de acordo com a probabilidade de aceitação que o mercado possui. Isso dá um ganho muito grande.”

 

“O modelo de propensão serve a área comercial. Eu uso a ferramenta de árvore de decisão para entender quais são as variáveis e perfil do cliente atual e aplico isso na base de prospects. Então ele me diz de zero a 100 o quanto o prospect se parece com o meu cliente atual. No início esse modelo tinha apenas sete variáveis, hoje tem 58 variáveis e 86% de assertividade que eu meço com as próprias ferramentas do Alteryx também.”

 

 “Os inputs vêm de diversas fonte e formatos. Uma das bases de dados de servidores federais eu tenho que abrir 706 arquivos de texto sem cabeçalho. Antes eu demorava um dia para abrir cada um, colar no Excel e contar manualmente, agora com o Alteryx eu faço em minutos.”

 
Fluxo de trabalho no Designer: escoragem de propensão de venda dos clientesFluxo de trabalho no Designer: escoragem de propensão de venda dos clientes
 
Descreva os benefícios que você obteve

“Nós temos canais de venda que entram em contato com clientes para oferecer um empréstimo consignado. Através da medição de conversão de campanhas eu consigo ver se as campanhas dos clientes mais propensos convertem mais ou menos do que as campanhas dos clientes menos propensos. A gente prioriza quem são os clientes mais propensos para que a gente consiga chegar neles antes do que o concorrente chegue. Hoje, eu sei que as minhas campanhas de clientes mais propensos são muito mais assertivas.”

 

“Eu sou suspeito para falar do Alteryx. Eu comecei como analista no meu time e depois de dois anos eu sou agora o responsável pela área. Eu atribuo muito o desenvolvimento da carreira ao Alteryx, pois ele libera o seu tempo para você mostrar o impacto do seu trabalho na organização.”

 

 

 

 

 
 
Comments
educeliaBR
Alteryx Alumni (Retired)

Case espetacular! 

Contributors