Visão geral do caso de uso
O processo de balanço patrimonial da ECACH (Eastern Caribbean Automated Clearing House) é feito manualmente todos os dias. Isso se mostrou extremamente demorado para a pessoa desempenhando tal função. Estamos utilizando a automação de processos com o Alteryx Intelligence Suite para converter os arquivos em PDF da ECACH, a fim de aprimorar a eficiência do processo e eliminar a necessidade de esforço manual.
Descreva o problema ou o desafio empresarial que você precisou solucionar
O usuário leva aproximadamente 1.5 - 2 horas para analisar cada arquivo de sessão individual por território do Caribe Oriental e inserir manualmente os valores em um balanço patrimonial no Excel.
Descreva sua solução funcional
O objetivo era aprimorar a eficiência do processo, eliminar a necessidade de esforço manual, reduzir o uso de papel e melhorar os prazos de validação. A inserção de um total incorreto pode resultar em uma nova revisão dos PDFs para o território para garantir que os saldos corretos sejam capturados. Por isso, começamos a utilizar o Alteryx Intelligence Suite para formatar e simplificar o processo.
O diretor entra no portal da ECACH e baixa os relatórios de sessão.
- Há quatro relatórios de sessão por território e seis territórios.
- No passado, cada relatório de sessão teria sido impresso resultando em 18.648 folhas de papel por ano. Para acabar com isso, foi tomada a decisão de armazenar os relatórios de sessão em uma pasta na unidade compartilhada.
- Os relatórios impressos agora são os de final do dia, que consistem em seis folhas e os balanços, que consistem em três folhas por território.
Etapas do fluxo de trabalho:

- Utilizando a ferramenta Diretório, eu fiz referência ao caminho UNC (Universal Naming Convention) para os arquivos e na caixa "Especificação de arquivo" eu coloquei a extensão *.pdf.
- Utilizando a ferramenta Ordenar, eu organizei pela data de criação em ordem decrescente, para trazer os arquivos mais recentes ao topo da lista de pastas.
- O campo "Tempo de execução" foi exibido como data/hora, utilizando a ferramenta Data e Hora no formato yyyy-MM-dd.
- Utilizando a ferramenta Sumarizar, eu agrupei os arquivos com base na coluna "DateTime_Out", agora estruturada como yyyy-MM-dd e o caminho completo que também continha os nomes de cada arquivo (são seis territórios, cada um com quatro arquivos).

- A ferramenta Entrada de PDF é utilizada para recuperar o caminho completo da saída sumarizada.
- Com a ferramenta PDF Imagem para Texto, transformei a imagem PDF em texto, o que nos permite usar a ferramenta Texto para Colunas e dividir o texto em linhas, garantindo a remoção de todos os campos indesejados, caso a linha ou coluna não contivesse registros.
- Utilizando a ferramenta Fórmula eu recuperei o nome do arquivo, a data e o identificador da sessão.

- Utilizando a ferramenta Encontrar e Substituir, nós queríamos substituir cada instância de uma sigla que referencia o país pelo nome do país de preenchimento.
- Com a ferramenta Texto para Colunas, dividi as linhas em colunas, mantendo os dados adicionais na última coluna.

- Para esta seção, utilizei uma série de Fórmula de Múltiplas Linhas para atribuir convenções de nomenclatura específicas a linhas dedicadas. Por exemplo: na seção específica do PDF temos cabeçalhos (identificadores de transação) referentes à cheques e cabeçalhos de subseção que capturam se uma transação foi devolvida, paga, coletada ou cancelada. Eu queria atribuir por seção onde o cabeçalho fizesse referência a uma ação específica e, em seguida, atribuir essa ação a cada linha.
- Eu segui esse mesmo método para atribuir a moeda.

- Para essa seção, combinamos determinados campos que capturaram os identificadores da transação. Portanto, onde teríamos capturado a palavra cheque em uma coluna separada e se ele foi pago, devolvido, recolhido ou cancelado em outra coluna, combinamos esses campos, que agora fazem parte de um só status: cheque pago, cheque cancelado, cheque recolhido e cheque devolvido. As linhas ou colunas adicionais que não eram mais necessárias foram extraídas para um diretório compartilhado ou publicadas na saída do fluxo de trabalho para o Tableau Server.
Descreva os benefícios que você obteve
Redução do uso de papel e restrições de tempo:
- 6.048 folhas de papel por ano
- 378 horas de trabalho economizadas por ano
- 100% de redução do uso de papel
- Redução significativa no esforço necessário para revisar PDFs